O projeto “City Tour São Paulo” prossegue com suas atividades percorrendo o vibrante cenário urbano de São Paulo. Muito mais que um tour, esta iniciativa, concebida no final de 2022, é uma jornada imersiva cujo objetivo é conectar crianças e idosos à rica tapeçaria cultural da cidade.

São Paulo, uma joia global de diversidade cultural e patrimônio histórico, é o cenário perfeito para esta expedição. O “City Tour São Paulo” foi meticulosamente orquestrado para ser bem mais que um tour, pois sua missão é ser uma “odisseia transformadora por meio das veias culturais da cidade”. Os participantes são convidados a mergulharem na história e na arte, visitando locais emblemáticos, como o Museu Catavento, o Parque da Independência, Jardim do Museu do Ipiranga e o coração histórico de São Paulo.

Um capítulo notável foi a visita guiada dos alunos da EMEF 19 de Novembro, zona leste de São Paulo, no Museu Catavento, onde os alunos exploradores foram transportados por exposições que lhes desafiaram a mente e aguçaram os sentidos, da descoberta da nutrição à magia da química.

Com satisfação e grande entusiasmo, a equipe do projeto informa que a tapeçaria do “City Tour São Paulo” foi enriquecida com o início de sua segunda edição em 13 de junho deste ano. Uma adição especial é o roteiro exclusivo para os alunos do Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP, que teve início no dia 24 de agosto de 2023, conduzindo-os pelas memórias e histórias do Museu da Imigração.

O MOVA é uma forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O objetivo desta parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil é estabelecer classes de alfabetização inicial para combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. As aulas do MOVA-SP são ministradas fora dos espaços escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências e até empresas. As atividades educativas e culturais presenciais nesses locais acontecem de segunda a quinta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite durante duas horas e meia. Já alfabetizados, educandas e educandos são orientados a continuar com os estudos em escolas públicas de São Paulo.

Durante sua execução, de dezembro de 2022 a setembro de 2023, o programa teve a participação de mais de 24 mil pessoas, curiosas e interessadas, pela extraordinária tapeçaria cultural paulistana, deixando em cada uma a lembrança de um passeio imersivo fantástico e inesquecível jornada.

#RadioRubi #ClaudeLopes70 #ProjetoCityTourSaoPaulo #MovaSP